Regulador canadense explica sobre criptomoedas

542

Regulador canadense explica posição sobre criptomoedas.  A prática de staking ainda é autorizada, ao passo que as opções de empréstimo são escassas e a proporção de ativos “não facilmente negociáveis” é restrita.

A Canadian Securities Administrators (CSA), a principal autoridade financeira do Canadá, reafirmou sua confiança no mercado regulado de futuros de criptomoedas, destacando que ele promove uma maior descoberta de preços. Além dos Estados Unidos, o mercado canadense é o lar de vários fundos de criptomoedas negociados em bolsa (ETFs).

Em 6 de julho a CSA emitiu diretrizes para auxiliar os gestores de fundos a cumprir os requisitos legais. Isso para fundos de investimento que possuem criptoativos. Contudo um documento abrangente de 15 páginas defende a existência de ETFs criptográficos no Canadá. Assim  enfatizando que esses ETFs possuem as ferramentas necessárias para se proteger contra as flutuações de preços de determinados ativos criptográficos.

Canadian Securities Administrators

A CSA identificou os mercados do Bitcoin (BTC) com um valor cotado de $30.334 e do Ether (ETH) com um valor cotado de $1.872 como fornecedores de melhor suporte público para fundos de criptoativos . Contudo sem comprometer a proteção do investidor. Além disso, também estabeleceu restrições quanto à proporção de “ativos não facilmente negociáveis”, ou seja, os ativos dos fundos que não podem ser prontamente vendidos no mercado aberto.

Após uma análise minuciosa, o órgão regulador espera que os fundos de investimento determinem se os criptoativos nos quais planejam investir são valores mobiliários ou derivativos. Além disso, lembra aos gerentes de investimento que é proibido emprestar ativos que não sejam títulos.

O documento também estabelece as “expectativas mínimas” para a custódia de criptoativos. Isso inclui armazenamento primário em carteiras frias, segregação de ativos, rastreabilidade na blockchain, seguro contra crimes corporativos e fornecimento de relatórios para auditores de fundos.

Outra questão mencionada é o staking de criptomoedas. O CSA confirma que não proíbe explicitamente o staking. Mas espera que os gestores de fundos estejam cientes dos criptoativos líquidos que se tornam ilíquidos durante o processo de staking, garantindo que cumpram as restrições de liquidez.

Em suma na primavera de 2023, algumas das principais exchanges de criptomoedas suspenderam suas operações no Canadá devido ao clima regulatório. Em abril, a  dYdX anunciou o encerramento de seus serviços para usuários canadenses.

Twitter

Instagram

Para mais notícias relacionadas a criptomoedas, acesse nosso site 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui