O que esperar da Cardano?

Foto do autor

joao

Publicado em

O que esperar da Cardano?

A Messari, uma firma especializada em análise de criptomoedas, compartilhou seu relatório do segundo trimestre de 2023 sobre o Cardano (ADA), que é a sexta maior moeda digital do mundo, se desconsiderarmos as stablecoins. O relatório aponta que houve um crescimento expressivo nas transações de dapp e no valor total retido (TVL) no Cardano durante o segundo trimestre, o que sugere um aumento na demanda e na adoção de aplicativos descentralizados na plataforma.

Por outro lado, o relatório também destaca que o ADA, token nativo do Cardano, teve uma queda de preço, além de uma redução na atividade da rede e nas métricas de staking.

Os principais destaques do relatório incluem:

  • O volume médio diário de transações de dapp subiu 49% em relação ao trimestre anterior. O maior crescimento absoluto foi observado no Minswap, mas outros dapps recém-lançados também contribuíram para o aumento geral.
  • O valor total retido (TVL) em dólares cresceu 9,7% em comparação com o trimestre anterior e 198,6% em relação ao ano anterior. O Cardano passou da 34ª para a 21ª posição no ranking de TVL em todas as cadeias durante 2023.
  • A taxa média de transação aumentou 8,5% em relação ao trimestre anterior, passando de $0,117 para $0,126. Apesar do aumento em trimestres consecutivos, a taxa média de transação (USD) ainda está 50,8% menor em relação ao ano anterior, devido à queda nos preços do ADA.
  • O número de endereços ativos diariamente também caiu no 2º trimestre, passando de 60.200 para 57.800, uma queda de 4,0% em relação ao trimestre anterior. Isso representa o quarto trimestre de queda na atividade de endereço nos últimos cinco trimestres.

  • As transações diárias médias aumentaram 1,9% em relação ao trimestre anterior, passando de 67.500 para 68.800.
  • A carga média do blockchain do Cardano passou de pouco menos de 40% no 1º trimestre para mais de 50% no 2º trimestre. A carga diária média no segundo trimestre chegou a 81,2% em maio, um nível não visto desde o início de 2022.
  • O preço e a capitalização de mercado do ADA caíram após um aumento de 53,5% no primeiro trimestre. Apesar de uma queda de 26,9% em relação ao trimestre anterior, o ADA teve um aumento de 12,0% ano a ano. A queda do ADA no 2º trimestre fez com que ficasse atrás do mercado de criptomoedas em geral, que teve um aumento de 0,1% QoQ.
  • O saldo do Tesouro do Cardano cresceu 8,5% no 2º trimestre, chegando a 1,30 bilhão de ADA. O valor do Tesouro em USD caiu 20,7% em comparação com o trimestre anterior, passando de 452 milhões de dólares para 358 milhões de dólares.
  • O Minswap permanece como o principal provedor de liquidez do DeFi do Cardano, encerrando o segundo trimestre com um TVL de 48,8 milhões de USD e uma dominância de 32,2%.

Este texto não deve ser considerado como um conselho de investimento.